Perícia Criminal

Quer fazer o concurso para perito criminal, mas não sabe como é a prova objetiva? Essa é a primeira etapa do concurso e você precisa entendê-la muito bem para ser aprovado.

Por isso, fique por aqui e tire todas as suas dúvidas!

Como é a prova objetiva em concursos de perito criminal?

A prova objetiva constitui-se de questões teóricas sobre diversos assuntos. Cada edital determina quais serão as disciplinas e possíveis tópicos a serem encontrados nas questões.

Normalmente, as provas objetivas são compostas por 80 ou 100 questões sobre diversas áreas do conhecimento.

A maioria dos editais estabelece o número de questões por disciplinas. Por exemplo, o último edital da PCSP para perito (2023) dividiu a prova em: 5 questões de noções de direito, 4 de criminologia, 5 de criminalística, 4 de medicina legal, 10 de matemática e raciocínio lógico, 6 de informática, 9 de biologia, 9 de física, 9 de química, 9 de contabilidade e 10 de língua portuguesa.  

Todavia, alguns editais, como o da Polícia Federal (PF), colocam o número de questões por áreas de conhecimento, o que divide a proporção das questões entre conhecimentos básicos (língua portuguesa, informática, direito administrativo, direito constitucional, direito penal e processual penal, legislação especial e raciocínio lógico - edital de 2018 da PF) e específicos (disciplinas da área de formação).

Dessa forma, no último edital da PF, foram cobradas 50 questões de conhecimentos básicos (não especificando o número de questões para cada disciplina) e 70 questões de conhecimentos específicos.

Matérias Cobradas na Prova Objetiva

Cada edital determinará quais matérias serão cobradas na prova objetiva. Por isso, vale basear-se no último edital do seu concurso de interesse para iniciar os estudos.

Em geral, as matérias presentes nas provas objetivas para perito criminal são:

  • Língua portuguesa

  • Noções de Direito Penal

  • Noções de Direito Processual Penal

  • Noções de Direito Constitucional

  • Noções de Direito Administrativo

  • Raciocínio Lógico 

  • Informática

  • Conhecimentos específicos de cada área

  • Biologia, Física, Química, Contabilidade (tratando-se de concurso para perito geral)*

Ainda, em alguns editais é comum serem cobradas matérias de história e geografia da região, bem como legislações especiais.

*Saiba mais sobre perito geral e perito especialista

Formato das Questões 

As questões das provas de perito criminal podem ser elaboradas no formato com alternativas, frequentemente cinco (a, b, c, d, e), como em vestibulares e no ENEM, ou pode ser uma sentença aberta para que o candidato a julgue como certa ou errada.

A banca CEBRASPE costuma utilizar o modelo certo/errado. O grande desafio nesse tipo de prova é acertar o máximo de questões e errar poucas, pois uma questão errada anula a pontuação obtida de uma correta. 

Nesse tipo de prova, é permitido deixar questões em branco/não preencher o seu gabarito, justamente para evitar a punição da pontuação. Ainda, é possível atingir pontuação negativa nesses moldes, por exemplo, o candidato que responder 80 questões, acertar 30 e errar 50, obterá a nota final de -20 pontos.

Dessa forma, é importante analisar o último edital do seu concurso de interesse e fazer simulados nos moldes da última prova.

Pesos das Questões

Sabemos que no edital é possível encontrar a pontuação de cada questão, porém a pontuação unitária pode não ser a final quando o peso é diferente de um. 

Por exemplo, o último edital de perito criminal do Mato Grosso do Sul (2021) determinou que cada questão de conhecimentos específicos teria peso de 1,8, enquanto as demais matérias teriam peso 1,0. 

Isso significa que cada questão de conhecimentos específicos valeria quase o dobro da pontuação das demais.

Logo, você deve se atentar às pontuações e aos pesos para não estudar, a maior parte do tempo, para disciplinas que terão poucas questões na prova ou que o peso será menor.

Como se Preparar para a Prova Objetiva

Em primeiro lugar, você precisa estar ciente que precisa começar a se preparar o quanto antes, pois essa é a etapa que mais filtra candidatos.

A sua preparação deve ser abrangente, incluindo videoaulas, PDFs, questões, simulados, revisões pautadas em um cronograma.

Sim, é difícil encontrar tudo isso em um único lugar, ainda mais voltado para editais de perito, os quais são bem específicos. 

A boa notícia é que o SmartPol Carreiras Policiais preparou tudo isso para você! 

Em nosso site você encontra cursos preparatórios direcionados para vários editais e o mais incrível são as aulas de resolução de questões, as quais estão fazendo muito sucesso.

As aulas de resolução de exercícios são realizadas ao vivo por um professor da área, o qual resolve questões e ainda responde dúvidas enviadas pelo chat.

Posteriormente, as aulas são disponibilizadas na plataforma para que o candidato possa assistir novamente ou pela primeira vez, caso não tenha participado ao vivo.

Conheça o SmartPol, os depoimentos dos aprovados no site e se surpreenda. 

Espero você nas aulas!

Instagram: @smartpol_carreiras_policiais