Perícia Criminal

Sabia que pode haver teste físico em concurso de perito criminal? 

Esse teste é bem frequente nos concursos da área policial e tem variações de acordo com cada edital. 

A etapa objetiva avaliar a capacidade física do candidato. Para isso, estabelece índices mínimos para cada teste.

Como funciona o TAF?

Cada edital determina os testes que devem ser executados pelo candidato, bem como os índices mínimos.

A maioria dos TAFs incluem o teste de cooper - corrida de 12 minutos. Além disso, barra estática e dinâmica, salto, abdominal, natação podem estar presentes.

Nesse sentido, o TAF pode ser eliminatório ou eliminatório e classificatório. No primeiro caso, basta atingir índices mínimos para ser aprovado. Já no segundo, há pontuação mínima a ser atingida e pontos extras conforme o desempenho do candidato, ou seja, quanto mais fizer ou mais rápido, mais pontuará.

TAF eliminatório

Como exemplo de TAF eliminatório pode-se citar o último do concurso da Polícia Científica do Paraná (2024).

Nesse concurso, os candidatos do sexo masculino deviam executar 4 barras dinâmicas, salto de 1,60 metros e corrida de 2.000 metros em até 12 minutos. Já os candidatos do sexo feminino deviam fazer barra isométrica de 20 segundos, salto de 1,30 metros e corrida de 1.700 metros em até 12 minutos.

TAF eliminatório e classificatório

O último edital da Polícia Federal (2018) para perito criminal é um exemplo de TAF eliminatório e classificatório, pois os candidatos do sexo masculino deviam fazer pelo menos 3 barras dinâmicas, salto de no mínimo 2,07 metros, natação de 50 metros de em no máximo 44 segundos e corrida de no mínimo 2.350 metros. 

Por outro lado, os candidatos do sexo feminimo deviam executar a barra fixa por pelo menos 15 segundos, o salto de pelo menos 1,59 metros, a natação de 50 metros em no máximo 54 segundos e a corrida de no mínimo 2.020 metros em 12 minutos.

Como pode-se perceber os índices e até o tipo de teste podem ser diferentes para candidatos dos sexos feminino e masculino.

Todo edital de perito criminal tem TAF?

Não. Nem todos os editais de perito criminal tem TAF. 

Podemos citar os últimos editais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul como exemplos de concursos que não tiveram TAF para perito criminal.

Todavia, vale atentar-se às novas tendências, pois o edital de 2017 da PCP não incluiu TAF, já o de 2024 cobrou essa etapa.

Todo TAF tem Natação?

Não. Atualmente, apenas o concurso para perito criminal do estado de Pernambuco e o da Polícia Federal (PF) têm natação. 

Caso você tenha interesse em um desses editais, a recomendação é começar a treinar o quanto antes. Inclusive, o edital da PF pode ser publicado no ano de 2025, pois já está solicitado. 

Como Devo me Preparar para o TAF?

Você pode iniciar a sua preparação com treinos orientados por um personal online ou presencial. 

Vale lembrar que o treino para o TAF não inclui somente os exercícios específicos do edital, um bom profissional também recomenda a realização de exercícios de fortalecimento para evitar lesões. 

Por isso, tome cuidado ao treinar sozinho, uma vez que exercício físico é algo que deve ser levado com seriedade e ser bem executado para não se machucar.

São muitas informações, mas você pode acompanhar as novidades dos concursos de perito criminal, bem como a inclusão de TAF nos certames, modificações na carreira do perito criminal e muito mais em nosso Instagram @smartpol_carreiras_policiais.

Por fim, aproveite que vai iniciar a sua preparação física para o concurso e também comece a se preparar para a primeira etapa do concurso - a prova objetiva - com os nossos cursos preparatórios direcionados aos concursos de perito criminal. 

Saiba mais em https://www.smartpolcarreiraspoliciais.com.br 

Bons treinos e bons estudos!