A etapa de títulos é comum em diversos editais de perito criminal, apesar de não ser obrigatória.
Fique por aqui para descobrir como funciona essa fase, se é obrigatório ter títulos e muito mais!
O que é a etapa de prova de títulos para perito criminal?
A prova de títulos é uma etapa que avalia as qualificações acadêmicas e profissionais dos candidatos.
Nela, os concorrentes apresentam documentos que comprovam sua experiência e formação adicional em áreas relacionadas à perícia criminal.
Entre os itens avaliados podem estar presentes os diplomas de especialização, de mestrado, de doutorado, comprovantes de publicações científicas, experiência na perícia criminal, entre outros.
Essa etapa busca reconhecer e valorizar candidatos com formação complementar que pode agregar valor às atividades periciais.
Qual é a importância dos títulos em concursos para perito criminal?
Embora não sejam obrigatórios para aprovação inicial no concurso, os títulos podem ser um grande diferencial, especialmente na fase classificatória.
Candidatos com uma formação mais robusta ou experiência específica na área de perícia podem conquistar uma pontuação extra, que é somada à nota das etapas anteriores. Isso pode ser determinante em concursos altamente concorridos.
Todavia, não é obrigatório ter títulos para ser perito criminal. Inclusive, o candidato não precisa ter concluído nem mesmo a graduação para fazer as etapas do concurso, pois o diploma deverá ser apresentado somente na posse.
Como funciona a pontuação por títulos?
A pontuação varia de acordo com o edital do concurso, sendo especificado como cada título será avaliado. Por exemplo, doutorados geralmente possuem maior peso do que especializações ou publicações científicas.
Além disso, experiências profissionais na área de perícia criminal podem agregar pontos significativos. É fundamental que o candidato leia atentamente o edital para identificar quais títulos são aceitos e como será feita a distribuição de pontos.
Um exemplo de pontuação por títulos é o edital de Perito Criminal da Polícia Federal (2018), o qual atribui as seguintes pontuações por títulos:
Títulos | Pontuação | Valor máximo |
Doutorado | 2,0 | 2,0 |
Mestrado | 1,0 | 1,0 |
Especialização | 0,5 | 0,5 |
Exercício do cargo de Perito Criminal | 0,4 por ano | 2,0 |
Exercício de cargo público de natureza policial na PF, PM, PC, PRF ou PFF | 0,3 por ano | 1,5 |
Por outro lado, há concursos que não tem prova de títulos, como é o caso do último edital do concurso de Perito Criminal da Polícia Científica de Pernambuco (2024).
Como já descrito no blog, as etapas de cada concurso seguem um padrão determinado pela instituição. Dessa forma, há editais com muitas etapas, enquanto outros são mais sucintos. Saiba mais sobre as etapas de um concurso por aqui https://blog.smartpolcarreiraspoliciais.com.br/post/6/etapas-do-concurso-de-perito-criminal
Quando os títulos são entregues?
A entrega de títulos ocorre geralmente nas etapas finais do concurso, após a aprovação nas provas objetivas e/ou discursivas, teste de aptidão física, exames médicos, entre outras etapas.
Apenas os candidatos aprovados nessas fases iniciais são convocados para apresentar os documentos comprobatórios de sua formação e experiência. É crucial estar atento ao edital para não perder prazos ou apresentar documentação incompleta.
Vale a pena investir em títulos para concursos de perito criminal?
Depende, títulos acadêmicos e profissionais podem ser uma vantagem estratégica em concursos para perito criminal. Apesar de não serem imprescindíveis para participar do concurso, eles podem garantir uma pontuação extra que aumenta as chances de aprovação em cenários competitivos.
Investir em cursos de pós-graduação, especializações, eventos acadêmicos e publicações científicas é uma maneira eficaz de se destacar. No entanto, somente os títulos não garantem a sua aprovação.
É necessário obter uma excelente nota nas provas objetivas e discursivas para ter chances de avançar para as próximas etapas.
Conclusão
A prova de títulos é uma etapa que premia o esforço acadêmico e profissional dos candidatos, podendo ser decisiva na classificação final.
Apesar de não ser um requisito básico para a função, títulos adicionais são valorizados em alguns certames e podem fazer a diferença em concursos concorridos.
Portanto, não procure uma pós-graduação pensando somente nos títulos. Lembre-se de que é necessário ir bem nas provas objetivas e discursivas para prosseguir nas etapas.
Para isso, deixo o convite para você conhecer nossos preparatórios focados em concursos de Perito Criminal com videoaulas, intensivo de questões, PDFs direcionados, mentoria, simulados e muito mais.
Visite a plataforma (https://www.smartpolcarreiraspoliciais.com.br/) e venha ser um Expert!
Nos siga na rede social para ficar a par das novidades dos concursos de Perito Criminal no Instagram @smartpol_carreiras_policiais